Notícia

Cultura 22 março 2022

Secretaria da Mulher abre ciclo de oficinas

Imagem: Emerson Scada

Como parte da programação do Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), realizará o ciclo de oficinas “Plano de Orientação Profissional (POP)”, em parceria com a rede de ensino Easy Up Educação. A abertura do ciclo será amanhã (22), das 13h30 às 15h, na unidade do Easy Up localizada na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, 1.434.

As oficinas serão sempre às terças-feiras, das 13h30 às 15h, na unidade do Easy Up. Nesta primeira atividade do ciclo, serão passadas instruções de marketing pessoal e preparação para entrevistas de emprego, orientadas pela psicóloga Rosely Goes, instrutora da escola. Ao todo serão realizados cinco encontros em cada ciclo, onde serão abordados dois temas, com exceção do último, que será voltado, exclusivamente, para a elaboração do currículo. Além dos já citados, serão abordados temas de dinâmicas de grupo, oratória, técnicas de redação, planejamento de carreira, orientação profissional e de como administrar o próprio tempo.

Segundo a gerente de Inclusão Social e Produtiva da SMPM, Sirlei Fortes de Jesus, a iniciativa visa auxiliar o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres que desejam ingressar no mercado de trabalho. “Essa inclusão social tem por objetivo trabalhar a profissionalização e a inclusão da mulher no mercado de trabalho. Isso é muito importante porque, muitas vezes, estas mulheres não possuem um currículo e têm dúvidas de como preenchê-lo”, comentou a gerente.

O público-alvo das oficinas são as mulheres atendidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM) e pelo Centro de Oficinas da Mulher (COM). De acordo com a gerente de inclusão social e produtiva, este tipo de auxílio faz parte do propósito da sua gerência. “Além do atendimento social, psicológico e de orientação jurídica oferecido pelo CAM, sentia-se a necessidade de criar um trabalho específico para garantir a autonomia das mulheres atendidas. Foi com esse objetivo que a gerência foi instituída, ou seja, para trabalhar, com as mulheres, a profissionalização, escolarização e inserção no mercado de trabalho. E diante das dificuldades das mulheres de se inserirem no mercado de trabalho, criou-se essa parceria”, explicou.

 

Texto: Samir Kadri, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina